Índice
Será que é o momento certo de abrir a própria empresa? Veja se deve começar
Cuidado, abrir empresa é seu sonho, mas pode se tornar um pesadelo se for feito sem pensar!
Ter um filho é semelhante a iniciar seu próprio negócio. Não só é importante estar preparado financeira e emocionalmente, mas também continuamente ao longo de sua vida, você deve estar comprometido. Mesmo quando ele for velho, alguns conselhos serão sempre necessários. Se você deseja participar desta incrível etapa que somente aqueles com alma empreendedora podem compreender, você deve determinar se agora é ou não o momento certo para ‘dar à luz’.
Se você está considerando iniciar seu próprio negócio, será que é agora o momento certo para abrir seu próprio negócio?
Antes de abrir o seu negócio…
Pense muito bem antes de iniciar seu negócio, pois, para ter efetividade, tudo deve ser bem planejado. Tendo isso em mente, antes de abrir sua empresa, faça as 3 seguintes perguntas:
1 – Ama seu produto ou serviço?
Iniciar um negócio é uma provação exigente e desgastante nas fases iniciais. Você pode questionar se escolheu o caminho correto, particularmente quando está trabalhando longas horas e recebendo lucros mínimos (se houver). Se você planeja seguir o empreendedorismo, deve estar inspirado o suficiente para suportar tempos difíceis e permanecer fascinado por muito tempo depois que a emoção inicial tiver desaparecido.
2 – Tem tolerância a riscos?
O empreendedorismo não é para os tímidos. Não há garantia de sucesso ou de renda estável, aliás. Se você é avesso ao risco, não deve considerar tornar-se um empreendedor.
3 – Vai conseguir evitar o burnout?
Trabalhar sete dias por semana, perder o contato com amigos, desistir de velhos interesses e hobbies e perder tempo com entes queridos pode causar burnout e fracasso nos negócios se você não lidar com seu tempo de forma sensata. Como iniciar um negócio de tal forma que você ainda tenha tempo para trabalhar em rede, comunicar-se com os colegas de trabalho e desfrutar de algum tempo livre? O empreendedorismo requer muito trabalho, e você certamente perderá muito sono. No entanto, ninguém é impenetrável, e você deve perceber isso.
A terceirização é uma opção.Talvez não seja a atitude mais inteligente tentar lidar com tudo de uma só vez. Além disso, ter que lidar com leasing de escritórios e residenciais, assim como investimentos em pessoal e móveis, não seria a decisão correta nesta fase. Um escritório compartilhado ou um espaço de coworking pode ajudá-lo na alocação de despesas para que você possa se concentrar no crescimento de sua empresa.
E aí? Respondeu a todas as perguntas? Está realmente preparado para dar o pontapé inicial no seu negócio? Ótimo, vamos te ajudar nisso.
Saiba quando não abrir um negócio
É verdade que começar um negócio no momento errado é uma má ideia. Se você já está passando por um momento difícil em sua própria vida, ou se está se sentindo sobrecarregado, você deve ser cauteloso. Mesmo se tudo estiver indo bem com a empresa, ainda assim será difícil. Por exemplo, se você está passando por um divórcio, se acabou de ser demitido, se está endividado ou se está se mudando para uma nova cidade, é uma boa ideia adiar sua fantasia de começar sua própria empresa até que sua vida esteja estável novamente.
Agora que eliminamos todas as possíveis consequências de abrir um negócio antes de refletir bem, vamos colocar a mão na massa; confira o passo a passo de como abrir uma empresa.
Que tipo de negócio abrir?
O primeiro problema a ser enfrentado é se você vai ou não se comprometer com seu sonho. Muitas pessoas não levam seus desejos a sério e buscam soluções prontas que prometem um caminho seguro para o sucesso. Mesmo que você tenha o desejo de começar sua própria empresa, você pode ser tentado a seguir o plano de uma franquia ou de uma empresa que já tenha sido iniciada por outra pessoa. Entretanto, você nem sempre pode descartar a noção de que você se preocupa genuinamente com seu negócio. Afinal, metade da batalha será sua disposição e capacidade de dedicar seu tempo e energia ao empreendimento: será sua vida. Escolha então um empreendimento de que você goste, e você não errará.
Você pode combinar negócios e prazer se não quiser iniciar um negócio sem uma fundação. Nossa primeira instrução sobre como iniciar um negócio do zero é pesquisar o tipo de empresa que você prefere. Escolha uma franquia ou um modelo pronto que se encaixe em seu perfil.
Planeje seu negócio para ter êxito!
Uma vez que você tenha determinado o negócio que deseja iniciar, comece a desenvolver um plano de negócios. Nesta fase, você pode responder a muitas das perguntas que surgem ao iniciar uma empresa — se você as antecipar, estará melhor preparado para lidar com os problemas antes que eles aconteçam.
Este documento detalhará os produtos e/ou serviços que você oferecerá, assim como descreverá como você se destacará de sua concorrência; você realizará pesquisas sobre os clientes potenciais da empresa, avaliará a localização, permissão pública para operar, questões legais e determinará quais ocupações você abrirá e como empregará as pessoas. Além disso, você somará o dinheiro necessário para iniciar este empreendimento, incluindo capital de giro para os primeiros meses e custos iniciais.
A obtenção de um modelo de negócios no início de uma empresa pode ser vantajosa de muitas maneiras, assim como a compra de uma franquia. Mesmo que todos os franqueados afirmem que a franquia que vendem é excelente e fornece resultados em toda a linha, você deve planejar verificar isso por si mesmo. É difícil obter dados de mercado, mas você pode se beneficiar do conhecimento fornecido por instituições de vários setores econômicos. E se a promessa de que você obterá o resultado não se tornar realidade porque sua cidade não tem o potencial para o produto ou serviço que você está oferecendo? Você deve fazer a si mesmo estas perguntas.
Monte seu espaço físico ou virtual
O entusiasmo e a ansiedade de fazer um negócio estão misturados no momento em que você finalmente consegue fazer isso. Você investiu muito tempo planejando, então agora é hora de agir. Você deve ter uma localização física para iniciar sua empresa, ou no mínimo ter uma presença digital. É claro que as empresas varejistas têm altas rendas no ponto de venda, portanto os custos começam imediatamente. Mesmo que não faça parte de seu plano, você deve considerar tudo o que você considerou. Invista em um local, se necessário.
Talvez você queira ver isto de outra forma: se você sempre quis fazer alguma coisa, fique com ela. É importante lembrar que os canais de renda digitais salvaram muitas organizações em 2020, portanto permaneçam focados em sua estratégia de mídia social. É importante estar ciente dos componentes-chave do marketing da empresa, tais como logotipo, canais de contato e identidade visual. Você deve empregar um especialista se você acredita que não tem conhecimento suficiente, pois este é um aspecto importante do sucesso de seu negócio.
Abra sua empresa com a ajuda de Evolução Gestão Empresarial
Antes de estabelecer a empresa, contrate funcionários, contratantes independentes e profissionais de contabilidade para garantir que toda a documentação seja devidamente enviada às autoridades competentes, que então reconhecerão legalmente sua empresa. Conte conosco, da Evolução, que somos especializados em abertura de empresa e vamos te auxiliar a tomar as melhores decisões.
QUERO ABRIR MINHA EMPRESA COM A EVOLUÇÃO!