Riscos de abrir uma empresa: 10 pontos aos quais ficar atento

Riscos De Abrir Uma Empresa 10 Coisas Que Preciso Saber Blog (1) - Evolução Gestão Empresarial

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O que você precisa saber para lidar com os riscos de abrir uma empresa

Descubra agora 10 coisas que você precisa saber para lidar com os riscos de abrir uma empresa

Iniciar um negócio é emocionante, estimulante e desafiador, tudo de uma só vez. 

Você tem a oportunidade de construir algo a partir do zero e ver suas ideias ganharem vida na forma de uma empresa que você possui e opera. 

Entretanto, os muitos benefícios de ser proprietário de seu próprio negócio também vêm com riscos. 

É importante entender esses riscos antes de dar o salto para o empreendedorismo para que você possa mitigá-los o máximo possível e evitar ou reduzir os prejuízos que eles podem causar.

Por isso, no artigo de hoje, trouxemos 10 coisas que você precisa saber para lidar com os riscos de abrir uma empresa.

Confira!

Veja também:

1. Perfil empreendedor

Um empresário deve avaliar se tem a experiência, o conhecimento e as habilidades necessárias sobre o que envolve a sua área de atuação para ser bem-sucedido. 

O perfil de empreendedor é identificado a partir da avaliação de alguns de seus comportamentos diários. Você deve estar sempre atento a todos os detalhes para saber identificar facilmente o que gosta e o que não gosta nos lugares que frequenta.

Ao analisar o seu perfil empreendedor, é importante avaliar se você possui competências gerenciais, sabe definir cenários, elaborar estratégias, gerenciar finanças, construir redes de relacionamento, negociar, delegar funções, motivar sócios e funcionários etc.

Tudo isso vai ajudar você a lidar melhor com os riscos de abrir uma empresa.

2. Autoconhecimento

Uma vez identificadas as características de um perfil empreendedor, chegou o momento de entender o seu próprio perfil. É importante analisar se ele bate com a sua área de atuação.

Afinal, o seu perfil pode se encaixar em diferentes funções, como a de gestor, administrador, operador etc.

Desse modo, é fundamental que você defina suas principais habilidades para estruturar seu negócio e identificar os tipos de parceiros que irá precisar.

3. Escolha dos sócios

Devido à falta de especialização em um determinado campo ou mesmo com o intuito de aumentar o investimento na empresa, os empresários estão cada vez mais considerando a possibilidade de atuar em sociedade.

Entretanto, sabemos que há o medo de fazer uma escolha errada e obter resultados negativos.

Por isso, uma dica importante é buscar parceiros com perfis complementares e que possuem o mesmo propósito: a criação e expansão da empresa.

Para tanto, é necessário analisar as características e as habilidades, bem como onde e como elas podem se encaixar na gestão do seu negócio.

4. Análise de mercado

Antes de iniciar uma empresa, é importante determinar seu público-alvo e o que ele espera de sua empresa. Isso lhe permitirá determinar o potencial de crescimento do negócio, diminuindo o risco de abrir uma empresa. 

Portanto, você deve estudar o mercado, identificar seus concorrentes, fornecedores e consumidores. De posse dessas informações, será possível fazer um planejamento, colocando tudo no papel para entender se a empresa pode fornecer os resultados esperados.

5. Plano de negócios

Ao iniciar um negócio, ter um plano de negócios sólido é crucial para reduzir os riscos. É muito importante que este plano seja o mais realista possível, considerando as condições atuais do negócio e do mercado.

Um plano de negócios sólido deve incluir uma pesquisa de mercado detalhada, planejamento financeiro, fluxo de caixa e projeções de vendas, o seu mercado de atuação, os produtos ou serviços oferecidos, quanto poderá gastar com investimento em marketing e equipamentos etc.

Sem um bom plano de negócio, você não terá certeza sobre os valores que serão necessários para a estruturação do seu negócio, o que pode levar a excesso e descontrole dos seus gastos, o que pode lhe custar o seu próprio negócio.

6. Definir metas

Sem objetivos, os riscos de abrir uma empresa são ainda maiores. Metas e objetivos devem ser definidos, além do plano de negócios, a fim de garantir um direcionamento para o sucesso de sua empresa.

Iniciar um negócio pode trazer muitas inseguranças. Por isso, estabelecer organização e planejamento pode ajudar a responder seus questionamentos e a aliviar qualquer insegurança.

Colocar as ideias, as metas e os objetivos no papel ajudará você a estabelecer estratégias para melhor direcionar seus recursos, seu time e suas operações.

Você precisa sempre se perguntar o que você quer, aonde deseja chegar e como chegar.

7. Custos iniciais para abrir seu negócio

Além dos custos com pessoal e infraestrutura, você também precisa considerar os custos com a própria abertura da empresa, como as taxas da Junta Comercial, da emissão do alvará de funcionamento, quando for o caso, bem como outras taxas.

Outro ponto importante é o capital de giro inicial necessário, que irá depender do seu tipo de empresa.

Portanto, tudo deve ser considerado, registrado e organizado em uma planilha ou software específico.

8. Reserva de capital

Por mais bem estruturado que seja o seu negócio, imprevistos podem acontecer. Assim, é fundamental ter uma reserva mínima ao iniciar o seu negócio.

Com ela, será possível lidar melhor com esses imprevistos e com os riscos de abrir uma empresa. 

9. Regime tributário

Ao abrir uma empresa, deve-se escolher o seu regime tributário, que será a forma como o seu negócio será tributado.

Para tanto, é fundamental a elaboração de um planejamento tributário para que todos os cenários sejam avaliados e você possa decidir qual dos regimes, entre Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real, é o mais vantajoso para a empresa, considerando, principalmente, a redução da carga tributária. 

10. Medo de errar

Ao abrir uma empresa, é muito comum o medo de errar e perder dinheiro e tempo investidos. Esse medo costuma surgir da insegurança em tomar decisões importantes que envolvem riscos, mas que podem trazer bons resultados para o negócio. 

Entretanto, é importante que você assuma riscos, mesmo com a possibilidade de cometer erros. Afinal, em algum momento, você tomará decisões equivocadas e cometerá erros. Isso faz parte da arte de empreender.

Conte com a Evolução e garanta mais segurança ao abrir a sua empresa

Além de garantir o planejamento e a organização, contar com o suporte de especialistas para ajudar você a abrir e legalizar o seu negócio é um dos segredos para mitigar os erros de abrir uma empresa.

Desse modo, saiba que nós, da Evolução Gestão Empresarial, vamos ajudar você em todo o processo de planejamento, abertura, legalização e gestão de sua empresa.

Vamos conversar sobre a sua situação? Entre em contato conosco! 

CLIQUE AQUI PARA TER MAIOR SEGURANÇA AO ABRIR SUA EMPRESA!

5/5 - (1 vote)
Summary
Riscos de abrir uma empresa: 10 pontos aos quais ficar atento
Article Name
Riscos de abrir uma empresa: 10 pontos aos quais ficar atento
Description
O que você precisa saber para lidar com os riscos de abrir uma empresa. Descubra agora 10 coisas que você precisa saber.
Author
Publisher Name
Evolução
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Mude Os Resultados Da Sua Empresa Blog - Evolução Gestão Empresarial

Como elaborar um planejamento empresarial de sucesso

Planejamento empresarial: como fazer em sua empresa? Descubra agora como elaborar um planejamento empresarial de sucesso para melhorar os resultados de sua empresa Você está tentando reduzir o risco de tomar más decisões, minimizar os riscos, os custos e o

Abrir Sua Empresa Vai Ser O Pior Erro Que Vai Cometer Como Empresário Se Não For Algo Pensado Blog (1) - Evolução Gestão Empresarial

Abrir empresa: quando é o momento certo?

Será que é o momento certo de abrir a própria empresa? Veja se deve começar Cuidado, abrir empresa é seu sonho, mas pode se tornar um pesadelo se for feito sem pensar! Ter um filho é semelhante a iniciar seu

Saiba Como Manter A Seguranca Financeira Para Manter O Foco No Sucesso Do Seu Negocio Blog - Evolução Gestão Empresarial

Segurança financeira: como manter?

Saiba como manter a segurança financeira para manter o foco no sucesso do seu negócio Neste artigo, falaremos sobre a importância da segurança financeira para o seu negócio e algumas dicas para mantê-la. Confira! Manter a saúde financeira de uma

Quais Cuidados Tomar Na Hora De Formar Uma Sociedade Blog - Evolução Gestão Empresarial

5 precauções importantes ao formar uma

Dicas importantes que vão ajudar você a montar uma sociedade de sucesso! Aspectos importantes que você precisa considerar ao montar sua sociedade. Leia o artigo que preparamos e  entenda! Formar uma parceria não é fácil, mas, com os conselhos e

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Será que é o momento certo de abrir a própria…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top