É empreendedor e está com dívidas? Conheça o Marco Legal do Empreendedorismo!

E Empreendedor E Esta Com Dividas Conheca O Marco Legal Do Empreendedorismo - Organização Contábil Lawini
Proposta pretende facilitar a negociação de dívidas de micro e pequenas empresas, privilegiando a solução extrajudicial.

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Marco legal do empreendedorismo: projeto facilita negociação de dívidas

Proposta pretende facilitar a negociação de dívidas de micro e pequenas empresas, privilegiando a solução extrajudicial.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 33/20 cria o marco legal do empreendedorismo, que tem como objetivo facilitar a reestruturação de dívidas de micro e pequenas empresas. A proposta torna os procedimentos mais simples, rápidos e baratos, por meio da negociação extrajudicial, que não exige processo na Justiça.
De autoria do Senado, o projeto também permite a renegociação simplificada em juízo ou a liquidação sumária dos bens para quitar dívidas. Gastos como publicação de editais em jornais, advogados e custas judiciais serão dispensados.
Autor do projeto, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) explica que o objetivo é tornar o empreendedorismo (termo relacionado à recuperação da empresa) “uma opção menos onerosa, mais ágil e operativa para as micro e pequenas empresas”.
O senador ressalta que o projeto é uma sugestão do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, que congrega mais de 60 instituições nacionais de apoio e representatividade das micro e pequenas empresas.

Renegociação de dívidas

O projeto também amplia o conceito de micro e pequena empresa e altera a Lei Complementar 123/06 (que institui o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte) para tratar de quatro procedimentos de renegociação de dívidas: renegociação especial extrajudicial, renegociação especial judicial, liquidação especial sumária e disposições relativas à falência das microempresas e das empresas de pequeno porte.
A proposta contém dispositivos para facilitar procedimentos como baixa cadastral, além de fazer alterações em prazos e carências e possibilitar a concessão de justiça gratuita, dependendo da situação financeira da pequena empresa.
Entre os pontos da proposta também está a previsão de que, em caso de falência da micro ou pequena empresa, haverá prioridade para o pagamento de trabalhadores com salários atrasados. Esse pagamento deverá ser feito em até 60 dias, com valor limitado a dois salários mínimos.
Fonte: Agência Câmara de Notícias

Classifique nosso post post

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Mude Os Resultados Da Sua Empresa Blog - Evolução Gestão Empresarial

Como elaborar um planejamento empresarial de sucesso

Planejamento empresarial: como fazer em sua empresa? Descubra agora como elaborar um planejamento empresarial de sucesso para melhorar os resultados de sua empresa Você está tentando reduzir o risco de tomar más decisões, minimizar os riscos, os custos e o

Abrir Sua Empresa Vai Ser O Pior Erro Que Vai Cometer Como Empresário Se Não For Algo Pensado Blog (1) - Evolução Gestão Empresarial

Abrir empresa: quando é o momento certo?

Será que é o momento certo de abrir a própria empresa? Veja se deve começar Cuidado, abrir empresa é seu sonho, mas pode se tornar um pesadelo se for feito sem pensar! Ter um filho é semelhante a iniciar seu

Saiba Como Manter A Seguranca Financeira Para Manter O Foco No Sucesso Do Seu Negocio Blog - Evolução Gestão Empresarial

Segurança financeira: como manter?

Saiba como manter a segurança financeira para manter o foco no sucesso do seu negócio Neste artigo, falaremos sobre a importância da segurança financeira para o seu negócio e algumas dicas para mantê-la. Confira! Manter a saúde financeira de uma

Quais Cuidados Tomar Na Hora De Formar Uma Sociedade Blog - Evolução Gestão Empresarial

5 precauções importantes ao formar uma

Dicas importantes que vão ajudar você a montar uma sociedade de sucesso! Aspectos importantes que você precisa considerar ao montar sua sociedade. Leia o artigo que preparamos e  entenda! Formar uma parceria não é fácil, mas, com os conselhos e

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Eventos de Desligamento (S-2299) e Término do TSVE (S-2399), bem…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top